CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE: HISTÓRIA, SITUAÇÃO ATUAL E DESAFIOS.

Enock da Silva Pessoa, Inêz Maria Jalul Araujo Oliveira, Jacó Cesar Piccoli, Luciane Patricia Yano, Manoel Coracy Saboia Dias

Resumo


Os cursos de Psicologia no estado do Acre tem uma história recente que se relaciona ao aumento da demanda de profissionais psicólogos no estado. No ano de 2013, teve início, o curso de Psicologia da Universidade Federal do Acre (UFAC). Pensando na importância que a abertura deste curso poderá representar para profissionais, acadêmicos e sociedade geral, este artigo objetiva apresentar o registro histórico, as características do curso de Psicologia da UFAC, bem como, a situação atual e os desafios a serem enfrentados. As informações aqui apresentadas tem como base o Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Psicologia da UFAC, bem como, as declarações daqueles que participaram do processo de implantação do curso. Percebe-se que, são muitos os desafios a serem enfrentados para a estruturação completa e para a qualidade do curso, entretanto, observam-se elementos importantes para a superação destes desafios.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


CHAMADA DE TRABALHOS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA PSICOLOGIAS

Em consonância com a política editorial definida pelo comitê científico da revista Psicologias, os textos que podem ser aceitos para publicação devem ser submetidos via plataforma OJS – Open Journal Systems, pelo endereço revistas.ufac.br/revista/index.php/psi, onde o interessado dará início à inserção dos dados, a partir da criação de um perfil, clicando na aba “CADASTRO”. Antes de confirmar o cadastro, verifique se a opção “Autor: pode submeter à revista” está devidamente marcada.

ESTRUTURA PARA SUBMISSÃO DE ART- ARTIGOS ORIGINAIS: artigos científicos, relatos de experiências ou estudos de caso (s).

 

Os textos deverão destacar os seguintes itens:

  1. Título
  2. Autor (es)
  3. Resumo
  4. Abstract
  5. Palavras-chave
  6. Introdução: Justificativa e objetivos
  7. Fundamentação teórica e metodológica
  8. Discussão dos resultados
  9. Conclusão (ões)
  10. Bibliografia
  11. Dados dos autores: currículo resumido, vinculação do (s) autor (es), instituição, telefone, E-mail e foto.

 

São imperativas as seguintes regras:

 

i)                    Os títulos e nomes dos autores devem ser centralizados e separados por espaços duplos entre linhas. Os títulos em letras maiúsculas e minúsculas e em negrito. É permitido incluir dedicação abaixo do título e identificação do autor abaixo de seu nome. Essas inclusões devem ser feitas em letras com tamanho 9,0 pontos.

ii)                  O corpo do texto deve ser apresentado em papel tamanho A4, com margem superior e interior medindo 2,5 cm e margem direita e esquerda medindo 3,0 cm, na fonte Times New Roman, com fonte 12 pontos, espaçamento de linha igual a 1,5 e alinhamento justificado, não excedendo 25 laudas.

iii)                Citações devem figurar entre parênteses e conter o (s) sobrenome (s) do (s) autor (es) em corpo menor, o ano em que o trabalho citado foi publicado e o (s) número (s) da (s) página (s) referente (s) a cada citação de acordo com as normas da American Psychological Association – APA em vigor.   

iv)                As referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas da American Psychological Association - APA em vigor.