JAMAXI

Jamaxi: Revista de História e Humanidades é um periódico eletrônico, semestral, editado sob a responsabilidade dos cursos de licenciatura e bacharelado em História da Universidade Federal do Acre e da Associação Nacional de História – ANPUH/Seção Acre, sem fins lucrativos, com o intuito de propiciar o intercâmbio, circulação e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Ciências Humanas, educação e linguagens. 

Tem como objetivo mobilizar e envolver pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades dessa macro região, bem como manter relações com as experiências de professores da educação básica e de movimentos sociais das florestas e cidades amazônico-andinas.

As contribuições, na forma de artigos, entrevistas, resumos e resenhas, poderão ser livres ou vinculadas a dossiês temáticos organizados por profissionais dos cursos de História da Ufac, ANPUH - Seção Acre e outras instituições.

ISSN: 2594-5173

Chamada para publicação Revista Jamaxi

 

DOSSIÊ: CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFAC: 40 ANOS EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Organização: Prof.ª Dr.ª Maria José Bezerra

O curso de licenciatura plena em História se efetivou na Universidade Federal do Acre (UFAC) a partir do ano de 1979, portanto, completa 40 anos em 2019. Nesse período, teve sua trajetória marcada pela defesa da democracia e da liberdade de expressão e pensamento, explicitando a heterogeneidade característica dos múltiplos territórios sociais existentes nessas diversas Amazônias.

Em 40 anos de existência, foram várias as produções acadêmicas constituídas por docentes e discentes do curso. Em sua maioria, abordaram temáticas relacionadas aos diferentes modos de vida existentes nas Amazônias. Trataram sobre povos indígenas, seringueiros, habitantes de áreas urbanas, ribeirinhos e outros atores sociais que viveram/vivem na região.

A perspectiva dessa edição da Revista de História Jamaxi, é construir um dossiê que reúna artigos de docentes que atuaram e atuam na área de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre - CFCH. A pretensão é reunir escritos que expressem os diversos lugares de fala que perpassaram/perpassam a mencionada área. Também busca-se problematizar com a concepção que reduz as produções acadêmicas locais a um contexto meramente “regional”, não compreendendo-as como expressões da diversidade de culturas e organizações sócio-política-econômicas existentes no Brasil.

Especificamente para esse dossiê, serão aceitos artigos inéditos com, no mínimo 10 (dez) e, no máximo, 15 (quinze laudas). Os artigos deverão ser enviados para o e-mail: revistahistoriajamaxi@gmail.com. As diretrizes obrigatórias para os (as) autores (as) (normas para publicação), devem ser acessadas em link disponível na Revista Jamaxi: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/jamaxi/about/submissions#authorGuidelines.

O prazo final para o recebimento de artigos será o dia 31 de maio de 2019, não prorrogável.

 

 


v. 2, n. 2


Capa da revista