O QUERER SER PROFESSOR: UMA ANÁLISE DO ALUNADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFAC

Autores

  • Wálisson Clister Lima Martins
  • Geisa Cristina Batista
  • Fábio de Farias Soares

Resumo

Este artigo busca compreender as perspectivas e o ‘querer ser’ docente dos alunos de Licenciatura em História da Ufac como elementos decisivos no estar no curso. Fazendo uso de questionários aplicados nos discentes dos turnos matutinos e noturnos, levando em consideração aspectos como a motivação para a entrada em uma licenciatura e a baixa utilização da prática docente na formação inicial. Como base para as discussões, utilizou-se Vincentini e Lugli (2009), Penin (2009) e Marconi e Lakatos (2017). Por fim, o estudo possibilitou perceber que os licenciandos, em sua maioria, costumam entrar não devido à vontade de exercer a docência, mas por identificação com a disciplina (que vem desde a educação básica), que o querer à docência depende dos valores intrínsecos à profissão, e o não querer, em grande maioria, aos valores extrínsecos, e que a produção acadêmica daqueles que querem atuar na docência é maior do que daqueles que não o querem.

PALAVRAS-CHAVES: Profissão docente; Formação Inicial; Licenciatura em História; Querer ser docente.

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

Martins, W. C. L., Batista, G. C., & Soares, F. de F. (2019). O QUERER SER PROFESSOR: UMA ANÁLISE DO ALUNADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFAC. Das Amazônias, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/2277

Edição

Seção

Artigos