Modos de escuta dos Jovens Alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre

Autores

  • Consuelo Paulino Bylaardt Universidade Federal do Acre
  • Patrícia Furst Santiago

Resumo

Partindo de uma reflexão inserida no campo da educação, este trabalho foi pensado com o intuito de contribuir com a área da Educação Musical através da investigação do universo musical cotidiano de jovens estudantes. Esta pesquisa consiste em uma análise sociológica da relação dos jovens alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre com a escuta de músicas que fazem parte do seu universo musical. Para tal análise, foram realizados 3 grupos focais com 14 jovens alunos do Colégio, a partir dos quais foram discutidos temas sobre a relação destes jovens com a música.  Através da análise das falas dos alunos participantes, a escuta se destacou como a atividade musical mais praticada entre eles, dados que já aparecem em pesquisas em várias partes do mundo (POPOLIN, 2012, p. 35), demonstrando que o ato da escuta se configura como uma experiência complexa e que provoca diferentes efeitos, funções e processos cognitivos, intelectuais, sentimentais e psicológicos. A partir das falas dos alunos, foram destacados e discutidos 13 diferentes modos de escuta baseados nas diferentes formas de experienciar a escuta musical designada pelos próprios jovens: 1) Modo de escuta performático: cantar, “bater” e dançar; 2) A escuta corporal; 3) Escuta reflexiva; 4) Escuta terapêutica; 5) Escuta necessária/adequada; 6) Escuta itinerante, escuta de “companhia” e escuta ambiente; 7) Escuta diária; 8) Escuta imaginativa; 9) Escuta influenciada; 10) Escuta contemplativa; 11) Escuta para concentração e foco; 12) Escuta “crítica”, ideológica; 13) Escuta dos materiais musicais. A esses 13 modos de escutas encontrados e sistematizado em categorias, realizou-se uma leitura interpretativa através da literatura que fundamentou teoricamente a análise e a interpretação dos dados a partir de trabalhos atuais sobre a música e a juventude realizadas no Brasil (ARANTES, 2011; POPOLIN,  2012; RAMOS, 2012; VERTAMATTI, 2013; SILVA, 2009; MEINERZ, 2005; MALAGUTTI, 2013; RÊGO, 2013; COSTA, 2005) assim como estudos teóricos importantes de Ola Stockfelt (1997), Daniel Cavicchi (2003) e Tia DeNora (2004). As concepções de situações de escuta de Ola Stockfelt (1997) se referem à variação da experiência da escuta de acordo com a época, as situações, contexto e culturas, e ainda, de acordo com os tipos de atividades que o ouvinte pode estar realizando durante a escuta musical, corroborando a postura de que a escuta musical pode ser muito variada e específica mesmo se o mesmo ouvinte estiver ouvindo a mesma música em diferentes situações. Daniel Cavicchi (2003) defende a escuta ativa e a musicalidade da escuta questionando a idéia recorrente de que a musicalidade está prioritariamente relacionada à performance musical. Segundo este autor, os ouvintes de música também desenvolvem uma musicalidade e defende que toda escuta acarreta em algum tipo de experiência e que portanto, não há uma escuta “passiva”. Esta ideia de Cavicchi (2003) vai de encontro aos achados nas pesquisas de Tia DeNora (2004) que através de uma análise social sobre os usos da música da vida cotidiano demonstra que a música possui uma força social profunda influenciando aspectos comportamentais, emocionais, psicológicos, dentre outros, mesmo inconscientemente em alguns casos, como é o caso da subjugada “música de fundo”. Esta pesquisa buscou uma compreensão mais aprofundada sobre os processos de escuta desenvolvidos no cotidiano dos jovens objetivando contribuir com reflexões sobre um ensino de música voltado para este universo, de forma a proporcionar maior abertura para o diálogo e para um desenvolvimento musical significativo, formativo e crítico nos diversos contextos educacionais, sobretudo na escola regular.


Biografia do Autor

Consuelo Paulino Bylaardt, Universidade Federal do Acre

Professora efetiva do Colégio de Aplicação da UFAC na área de Educação Musical.

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Bylaardt, C. P., & Santiago, P. F. (2018). Modos de escuta dos Jovens Alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1827

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses