AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL EM UM CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAS EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

  • Maria Estela Livelli becker Secretaria de Estado de saúde do Acre
  • Jose Johnata Paiva de melo Universidade Federal do Acre
  • Ana Lucia Ribeiro Vasconcelos Departamento de Saúde Coletiva/CPqAM/Fiocruz/Ministério da Saúde

Resumo

No município de Rio Branco - Acre se constata níveis inaceitáveis de morte materna e de sífilis congênita. A baixa qualidade da assistência prénatal prestada à mulher, se relaciona com elevadas taxas de morbidade e mortalidade materna e perinatal. A presente pesquisa avaliou a qualidade da assistência pré-natal nas unidades saúde da familia-USF vinculadas a um orgão formador o Centro Estadual de Formação de Pessoas em Saúde da Família e Comunidade Conselheiro Joseh Alexandre Leite Leitão (CEFPSFCJALL) de Rio Branco/Acre. O estudo tráta-se de uma avaliação de processo, de caráter normativo e formativo, que analisa o pré-natal segundo as diretrizes do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento do Ministério da Saúde. Utilizou-se um Estudo de Caso com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram digitados e analisados no Programa Excel versão 2007. Os resultados mostraram que apesar de a maioria ter boa escolaridade, a situação de pobreza (contexto externo) em que vivem a maioria dessas mulheres podem ter influenciado a não realização, de algumas das ações do pre-natal. Observou-se ainda que, embora a assistência pré-natal prestada às usuárias do CEFPSFCJALL, apresente um desempenho considerado globalmente Ótimo, encontrou-se nas três sub-dimensões estudadas, indicadores importantes que não obtiveram boa avaliação. Por tratar-se de serviços que tem papel preponderante no Estado, na formação de profissionais – médicos, enfermeiros e outros. – as “falhas de desempenho” encontradas neste estudo conferem maior relevância ao fato. Além de corrigi-las é preciso atingir a otimização da qualidade a partir: da definição de prioridades pelos riscos de saúde, da busca ativa de faltosas, da realização de ações de mobilização social e de educação permanente em saúde.

Palavras-chave: Avaliação de programas; Qualidade; Pré-natal; Atenção Primária; Saúde da Família.

Biografia do Autor

Maria Estela Livelli becker, Secretaria de Estado de saúde do Acre

Enfermeira Obstetra, mestre em saúde pública, atualmente é coordenadora das residências multiprofissional no estado do Acre.

Jose Johnata Paiva de melo, Universidade Federal do Acre

Enfermeiro especialista em Processos Educacionais na Saúde, mestrando em Ciencias da Saúde, atualmente é coordenador  de estágios curriculares no Departamento de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde do Acre.

Ana Lucia Ribeiro Vasconcelos, Departamento de Saúde Coletiva/CPqAM/Fiocruz/Ministério da Saúde

Doutora em  Ciências da Saúde, graduada em Medicina, Atualmente é PESQUISADORA do Departamento de Saúde Coletiva (NESC) / Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM) / FIOCRUZ / MINISTÉRIO DA SAÚDE

Referências

Ministério da Saúde. Indicadores e Dados Básicos-IDB. Banco de dados do Sistema Único de Saúde – DATASUS. Disponível em <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2008/f06>, [acesso 26 mai 2010].

Coimbra, L. C et. al. Fatores associados à inadequação do uso da assistência pré-natal, Revista de Saúde Pública. v.37, n.4, p.456-62, 2003.

Rio Branco, Secretaria Municipal de Saúde. Sistema de Informação de Nascidos Vivos – SINASC. Disponivel em <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinasc/cnv/nvac.def >, [acesso 10 ago 2010].

Acre. Secretaria de Estado de Saúde . Sistema de Informações do Pré-natal-SISPRENATAL. <http://www.datasus.gov.br/SISPRENATAL/index.php>, [acesso 20 jun 2010].

Acre. Secretaria de Estado de Saúde .SIAB – Sistema de Informações da Atenção Básica, base estadual. Disponivel em <http://www2.datasus.gov.br/SIAB/index.php>, [acesso em 15 ago 2010].

Coimbra LC et. al. Fatores associados à inadequação do uso da assistência pré-natal, Revista de Saúde Pública, v.37, n.4, p.456-62, 2003.

Acre. Secretaria de Estado de Saúde. SINAN - Sistema Nacional de Agravos de notificação, base estadual 2007. Disponivel em < http://portalsinan.saude.gov.br/o-sinan >, [acesso em 10 ago 2010].

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Pré-natal e Puerpério: Atenção qualificada e humanizada. Brasília, DF, 2006.

Acre. Secretaria de Estado de Saúde . SINAN - Sistema Nacional de Agravos de notificação, base estadual 2000 a 2010. Disponivel em < http://portalsinan.saude.gov.br/o-sinan>, [acesso em 30 out 2010].

Ministério da Saúde. Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. Informações para gestores e técnicos. Brasilia, DF, 2002.

FELICIANO, K.V.O; KOVACS, M.H. Avaliação das ações de controle das DST/AIDS desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Recife, com ênfase em atenção especializada e pré-natal. Recife Hucitec, p. 62-87, 1998.

TREVISAN, M.R; LORENZI, D.R.S; ARAÚJO, N.M; ESBER, K. Perfil da assistência prénatal entre usuárias do Sistema Único de Saúde em Caxias do Sul. Rev. Bras. Ginecol Obstet., v.24, n.3, p.293-299, 2002.

CARVALHO, V.C.P; ARAÚJO, T.V.B. Adequação da assistência pré-natal em gestantes atendidas em dois hospitais de referência para gravidez de alto risco do Sistema Único de Saúde, na cidade de Recife, Estado de Pernambuco. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., v.7, n.3, p.309-317, 2007.

RODRIGUES, C.S; GUIMARÃES, M.D.C. Positividade para sífilis em puérperas: ainda um desafio para o Brasil. Rev Panam Salud Pública., v.16, n.3, p.168-175, 2004.

AMORIM, M.M.R, MELO, A.S.O. Avaliação dos exames de rotina pré-natal – parte 1. Rev Bras Ginecol Obstet., v.31, n.3, p.148-155, 2009.

FILHO, A.M.S; SERRA, A.S.L, CRUZ, D.R.N. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada. Brasilia: Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde/Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, 2005.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Livelli becker, M. E., Paiva de melo, J. J., & Ribeiro Vasconcelos, A. L. (2018). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL EM UM CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAS EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA LEGAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1688

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências da Saúde