A LEI 10.639/2003 E A SUA INSERÇÃO NO 8º ANO DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO ACRE

Autores

  • Márcia Costa Pinheiro Universidade Federal do Acre
  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Ensino. Currículo. Lei nº 10.639/2003.

Resumo

A Lei 10.639/2003 inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, considerando valorizar e contribuir de forma significativa com a questão étnico-racial. É importante mostrar aos alunos e à sociedade que todos têm direitos iguais independente da classe social ou etnia. Este trabalho tem como objetivo estudar a aplicabilidade da lei no currículo de história contribuindo para efetivar e desenvolver propostas pedagógicas em educação das relações étnico-raciais. Profissionais da educação devem conhecer a lei, pois se forem favoráveis para a desigualdade racial no espaço escolar estes devem repensar quanto à sua prática de educador (Brasil, 2005). A metodologia consistiu em análise dos conteúdos e objetivos do Caderno de Orientações Curriculares de História do 8º ano do Estado do Acre e pesquisa bibliográfica para elaboração de sequências didáticas, aplicando a referida lei, que, como vertente na promoção da igualdade racial, deve estar presente no processo de ensino- aprendizagem.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Pinheiro, M. C., & Lima da Rocha, F. R. (2019). A LEI 10.639/2003 E A SUA INSERÇÃO NO 8º ANO DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO ACRE. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 2(1), 85–93. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2367