DESVELANDO O PRECONCEITO RACIAL NO ENSINO INFANTIL

Autores

  • Francisca Lopes Pessoa Secretaria Municipal de Educação de Brasileia/AC
  • Francisco Raimundo Aves Neto Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Racismo. Intolerância. Medo. Incertezas infantis.

Resumo

Este artigo relata experiência vivenciada em uma escola infantil, na qual dois sujeitos infantis, ambos com quatro anos de idade, vivem o sofrimento da não aceitação da cor da pele, baseado no preconceito racial. O presente texto refere-se como a não aceitação do outro interfere no desenvolvimento social, emocional e afetivo em pleno desabrochar dos conhecimentos de mundo e aceitação de valores culturais e étnico-raciais. Os procedimentos metodológicos basearam-se em um levantamento da bibliografia especializada: livros, artigos e também na experiência de práticas em sala de aula. Para identificar o entendimento entre as crianças da aceitação de todos em grupo, foram observadas as interações durante as aulas e as mudanças de atitudes na formação das rodinhas, dos grupos menores com colaborações harmoniosas e parcerias, no desenvolvimento das ações desenvolvidas de músicas, brincadeiras, jogos e contação de histórias. O marco teórico fundamenta-se nos autores: Cavalleiro (2012), Munanga (2005) e Hall (2004). O estudo conclui-se com proposições observatórias para um trabalho pedagógico visando o combate ao preconceito racial no ensino infantil pelo desvelamento, inserindo valores atitudinais na etapa inicial da educação básica, na formação de uma consciência cidadã para aceitação da diversidade humana.

Referências

BORGES, Edson, D” ADESKY, Jacques, MEDEIROS, Carlos Alberto. Racismo, preconceito e intolerância. São Paulo: Atual, 2002.

BRANT, Leonardo (Org.). Diversidade cultural, globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas. São Paulo: Pensarte, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares nacionais da educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasilia: MEC, 2004. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.r/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-S-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf>. Acesso em: 06 set. 2016.

_____. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/|10.639. htm >.Acesso em: 08 de setembro 2016.

_____ Secretária da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e Anti-Racismo na Educação: Repensando nossa Escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

HALL, Stuart. Da diáspora: idendidades e mediações culturais. Belo Horizonte: EdUFMG,2006.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e as tendências pedagógicas. São Paulo: IDEAS, 1994.

LIMA, Ivan Costa; ROMÃO, Jeruse e SILVEIRA, Sônia Maria (Orgs.). Os negros e a escola brasileira. Florianópolis, no 6, Núcleo de Estudos Neros/NEN, 1999, (Série Pensamento Negro em Educação).

MORAIS, Regis de. Cultura Brasileira e Educação. Campinas: Papirus, 2002.

MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

ORTIZ, Gisele. Só não enxerga quem não quer: racismo e preconceito na educação infantil. Revista Avisala, no 23, nov. 2005.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

Pessoa, F. L., & Neto, F. R. A. (2019). DESVELANDO O PRECONCEITO RACIAL NO ENSINO INFANTIL. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 2(1), 71–84. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2366