REVISITANDO O LIVRO DE HISTÓRIA DO 1° ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA LEI 10.639/2003

Autores

  • Eumar Conde Queiroz Junior Universidade Federal do Acre
  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Livro didático. Lei 10.639/2003. História.

Resumo

Este trabalho é um desdobramento do projeto intitulado “Revisitando o livro de História da Educação Básica através da Lei 10.639/2003”, do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic), da Universidade Federal do Acre (Ufac). Esta análise torna-se importante uma vez que o livro didático ainda é o recurso mais utilizado nas salas de aula. Tem por objetivo analisar as mudanças sofridas nas obras didáticas em relação à referida lei. A metodologia se deu através de leituras do referencial teórico, baseado, sobretudo, em Bittencourt (2008) e Silva (2011), e de análises da 1º e 2º edições do livro em estudo, para identificar conteúdos relacionados à temática africana e afro-brasileira e de que forma os negros estão inseridos nos mesmos. Através dos estudos desenvolvidos e das análises, notou-se que ambas as edições, mesmo possuindo limitações, houve uma maior inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira.

Referências

BEZERRA, Holien Gonçalves. O PNLD de História: momentos iniciais. In: ROCHA, Helenice; et al. (org.). Livros Didáticos de História: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (org.). Livros Didáticos entre textos e imagens. In: O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. (Coleção Repensando o Ensino).

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros e Materiais Didáticos de História. In: Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BRANCO, Raynette Castello. O negro no livro didático de História do Brasil para o Ensino Fundamental II da rede pública estadual de ensino, no Recife. 2005. 176f. Trabalho de Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, UFP, Recife, 2005.

Brasil. Ministério da Educação. PNLD 2015: história: ensino médio. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

Brasil. Ministério da Educação. PNLD 2018: história – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017. 108 p.

CAIMI, Flavia Eloisa. O livro didático de História e suas imperfeições: repercussões no PNLD após 20 anos. In: ROCHA, Helenice; et al. (org.). Livros Didáticos de História: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. Política e Economia do Mercado do Livro Didático no Século XXI: globalização, tecnologia e capitalismo na Educação Básica Nacional. In: ROCHA, Helenice; et al. (org.). Livros Didáticos de História: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

FRAZÃO, Érika Elizabeth Vieira; RALEJO, Adriana Soares. Narrativas do “outro” no currículo de História: uma reflexão a partir de livros didáticos. In: MONTEIRO, Ana Maria; et al. (org.). Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014.

JESUS, Fernando Santos de. O “negro” no livro didático de História do Ensino Médio e a Lei 10.639/03. História & Ensino, Londrina, n. 18, n. 1, p. 141-171, jan./jun. 2012.

JUNIOR, Alfredo Boulos. História Sociedade & Cidadania. 3º ano. São Paulo: FDT, 2013. (Coleção História Sociedade & Cidadania).

JUNIOR, Alfredo Boulos. História Sociedade & Cidadania. 3º ano 2 ed. São Paulo: FDT, 2016. (Coleção História Sociedade & Cidadania).

LIMA, Mônica. Negra é a raiz da liberdade. Narrativas sobre a escravidão no Brasil em livro didáticos de História. In: ROCHA, Helenice; et al. (org.). Livros Didáticos de História: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

MORAES, Luciene Maciel Stumbo; MORAES, Wallace dos Santos. A Revolta dos Malês nos Livros Didáticos de História e a Lei 10.639/2003: uma análise a partir da “Epistemologia Social Escolar”. In: MONTEIRO, Ana Maria; et al. (org.). Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático e o professor: entre a ortodoxia e a apropriação. In: MONTEIRO, Ana Maria; et al. (org.). Ensino de História: sujeito, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2007.

ROCHA, Helenice. Livro Didático de História em Análise: a força da tradição e transformações possíveis. In: ROCHA, Helenice; et al. (org.). Livros Didáticos de História: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

SÁ, Wellington Santana Moraes de. A Presença do Negro no Livro de História do Ensino Fundamental: uma primeira análise. 2010. 31f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, São Gonçalo, 2010.

SILVA, Ana Célia. A Representação Social do Negro no Livro Didático: o que mudou? Por que mudou?. Salvador: EDUFBA, 2011.

SILVA, Marcelo Soares Pereira da. O livro didático como política pública: perspectivas históricas. In: ROCHA, Helenice; et al. (org.). Livros Didáticos de História: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Racismo Discursivo e Avaliações do Programa Nacional de Livros Didáticos. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 12, n. 24, p. 6-29, jul.-dez./2006.

VELASCO, Diego Bruno; BARCELLOS, Vitor Andrade. Demandas do tempo presente e sentidos de cidadania: redefinições e deslocamentos no currículo de História. In: MONTEIRO, Ana Maria; et al. (org.). Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014.

JANZ, R.C. Dez anos da lei 10.639/03: o que mudou nos livros didáticos de História? – Uma proposta de análise. In: XV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH, 13, 2014, Florianópolis. Anais do XV Encontro Estadual de História “1964-2014: Memórias, Testemunhos e Estado”. Florianópolis: ANPUH-SC, 2014. Disponível em: < http://www.encontro2014.sc.anpuh.org> acessado em 09 de jun.2018

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

_____. Decreto nº 847, de 11 de outubro de 1890. Promulga o Código Penal. Disponível em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=66049. Acesso em: 3 maio. 2018.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

Queiroz Junior, E. C., & Lima da Rocha, F. R. (2019). REVISITANDO O LIVRO DE HISTÓRIA DO 1° ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA LEI 10.639/2003. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 2(1), 58–70. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2365