<b>IDENTIDADE E IMAGINÁRIO RIBEIRINHO A REINVENÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO IMPROVISADA EM PRÁTICAS HETERODOXAS

Autores

  • Cleidison De Jesus Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Palavras-chave:

IMAGINÁRIO, ESCOLARIZAÇÃO, PAPEIS SOCIAIS

Resumo

Este estudo intenta, a partir de múltipla fundamentação teórica, apresentar a realidade educacional do Alto Juruá, antes da implantação da Reserva Extrativista, que se deu em práticas heterodoxas, com a iniciativa dos moradores em transferir, para professoras leigas, o trabalho formativo dos filhos. Esse contexto, apresentado em sua congênita dimensão barroca e coreografado em luzes e sombras, abriga em seu cerne antagônicas realidades, prefigurada já a partir de uma natureza exuberante, tecida e destecida por fascínios excepcionais e indisfarçáveis abismos. A escolarização improvisada dos ribeirinhos deu conta, paulatinamente, com o protagonismos de mulheres/professoras, de imprimir condições de possibilidades de reinventar os papéis sociais, de modo a garantir, mesmo com a negação do papel do Estado, a produção de resultados satisfatórios em termos de acesso ao conhecimento e às condições dele decorrente, como emprego, renda, posição social e autonomia de gênero e cidadania.    O estudo coleta narrativas sobre o processo de ensinar e aprender, sobre os itinerários percorridos no interior da floresta em direção à escola/luz, bem como os desdobramentos produzidos pela escola improvisada em práticas heterodoxas.

Biografia do Autor

Cleidison De Jesus Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

LICENCIADO EM FILOSOFIA; ESPECIALISTA EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA E EM CIÊNCIAS SOCIAIS; MESTRE EM EDUCAÇÃO; DOUTOR EM FILOSOFIA; PROF. ASSOCIADO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS - CEL - CAMPUS DA FLORESTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Referências

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Publicado

2018-06-02

Como Citar

ROCHA, C. D. J. &lt;b&gt;IDENTIDADE E IMAGINÁRIO RIBEIRINHO A REINVENÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO IMPROVISADA EM PRÁTICAS HETERODOXAS. Communitas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 263–282, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1862. Acesso em: 28 mar. 2024.