<b>AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS COMUNIDADES CANDOMBLECISTAS AFRO-BRASILEIRAS

Autores

  • Eleno Marques de Araújo UNIFIMES
  • Samuel Pedro Gonzaga

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Epistemologia do Sul. Candomblé.

Resumo

O presente texto constrói uma teia significativa e bibliográfica sobre a etnografia conceitual das vivências de mundo usados pelos candomblecistas que através de elementos potenciais e significativos como ancestralidade, natureza, oralidade, danças, entre outros, constroem seus conhecimentos. São conhecidos como povos culturais tradicionais, e seu veículo base de aprendizagem é a oralidade. Quando utilizados nas práticas educativas de seus iniciados após confirmação pelos jogos de búzios “consulta de significados orais ancestrais”, ocorre o início da formação humana e pedagógica candomblecista. Não dicotomizaremos a presença da escrita nesta pesquisa, apesar de encontrarmos relatos da sua existência como método de fixação pedagógica. Este ensaio é resultado também de uma observação in loco realizada em um terreiro de Ketú, município de Jaboatão dos Guararapes/Pe. Corroboram ainda com esta temática candomblecistas, documentários, livros e artigos. À luz das ordenações esclarecedoras de Boaventura de Sousa Santos (2009), em sua pesquisa Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes, onde aponta formas de cristalizar as epistemologias monoculturais e hegemônicas que, ao acessar pensamentos multiculturais neste caso uma “pedagogia candomblecista” o aprender a aprender vai para além da relação “coisificada”, visa a linha pós-abissal. Entretanto, a educação contemporânea desenvolve a linguagem dinâmica em suas práticas pedagógicas, com teorias e metodologias que contemple educador/educando. A Aprendizagem Significativa criada por David Ausubel (2000) utiliza organizadores prévios para estruturar os processos de novas informações que irão se estabelecerem e formarem novos saberes dentro de uma perspectiva onde as peças bases serão: a disponibilidade do aluno/abiã em querer passar pelos processos de aprendizagem e o material pedagógico que terá que ser de alta complexidade sendo potencialmente significativo. Aprendizagem sendo significativamente na sua formação tornará crítico, autônomo, pesquisador, anunciando a teoria de David Ausubel para o século XXI como uma proposta transformadora amplificando sua concepção para uma aprendizagem com significados.

Biografia do Autor

Eleno Marques de Araújo, UNIFIMES

Em março de 2018 iniciou os estudos de Pós-Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Uberaba-MG, sob a orientação da profa. Dra Vania Maria de Oliveira Vieira. É Licenciado em FILOSOFIA pela Universidade Federal de Goiás (1994). Bacharel em TEOLOGIA pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003). MESTRADO em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003). DOUTORADO em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012) - bolsista da FAPEG. É Licenciando em Pedagogia pela FACIBRA (2014). Atuou como professor na Universidade Estadual de Goiás - UEG - Campus de São Luís de Montes Belos e Iporá - GO, na Faculdade Montes Belos - GO - FMB e no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás - IFITEG, onde coordenou o Curso de Filosofia (2010-2013). Lecionou nos cursos de Letras e Pedagogia na UEG e em Direito e Pedagogia na FMB. Na área de Filosofia tem experiência profissional com as disciplinas de: Introdução à Filosofia, Filosofia da religião, Filosofia, Ética I e II, Seminários I, II, III e IV, Filosofia da Educação, Filosofia do Direito. Atua também em disciplinas afins como Antropologia e Educação, Pesquisa e Educação, Educação e Práticas Sociais I e II, Metodologia Científica,Teoria Geral do Estado e Ciência Política, História da Educação. Na área da Teologia e Fenômeno Religioso, atua também em disciplinas como Introdução à Teologia, História das Religiões, Teologia Filosófica, Teologia dos Sacramentos, Teoria Evolucionista dentre outras. É Pesquisador membro dos grupos de pesquisa: GEFOPI-UEG e NEPEM-Unifimes. É autor dos seguintes artigos: Literatura e Filosofia: um corte literário/filosófico em Memórias Póstumas de Brás Cubas, Sacerdócio Instituído e Outras Experiências Religiosas, Observações sobre Hermenêutica Ecológica e Mito e Sacerdócio Segundo a Ordem de Melquisedec e Além dos @teismos na contemporaneidade. Publicou seu primeiro livro com o título: A Alma sob o olhar filosófico e teológico. Artigo: Educação e Cultura na perspectiva de Emancipação. É professor e Diretor de Pesquisa na Unifimes - Centro Universitário de Mineiros.

Samuel Pedro Gonzaga

Especializando em Educação Especial-FAFIRE-Faculdade Paula Franssinetti de Recife-2018/2019, Graduado em Pedagogia–FAI/Faculdade Itapuranga/Goiás-2017.Técnico em Agropecuária-UFRPE/CODAI-2007. Membro do GEFOPI - Grupo em Formação de Professores e Interdisciplinaridades. Unidade-UEG/ São L. dos M. Belos/Go. 

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo,1999.

BOURDIEU. P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola na Educação Básica. Brasília: MEC/SECADI, 2012.

BRANDÃO. A. P. Modos de Fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. p.18.

BÂ. A. H. A tradição viva. In: História Geral da África, I metodologia e pré-história da África. Editado por Joseph Ki-Zerbo. São Paulo: Ática/UNESCO. 1982. p. 172.

CAPUTO. G. S. Aprendendo yorubá nas redes educativas dos terreiros: história, culturas africanas e enfrentamento da intolerância nas escolas. Revista Brasileira de Educação v. 20 n. 62 jul-set. 2015. p. 778.

CAPUTO. G. S; PASSOS. M. Cultura e conhecimento em terreiros de candomblé – lendo e conversando com Mãe Beata de Yemonjá. Disponível em: . v. 7, n. 2. Acessado em: <01/04/2018>. p.6

CANCLINE. N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução Heloisa P. Cintrão e Ana R. Lessa, 2. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

CONCEIÇÃO. L.A.A. A pedagogia do candomblé: Aprendizagens, ritos e conflitos. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação da UNEB. Disponível em: . Acessado em:<01/04/2018>.

FOLHAS ENCANTADAS. Direção: Antonello Veneri e Stefano Barbi. Produção: Alessandra Veneri. Tradições culturais brasileiras. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aT-Ng2Yw6QM&t=143s> Acessado em: < 04/04/2018>

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2012.

GOMES, N.L. (org.) Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Brasília: Editora Brasília, 2012.

__________. Transversalidade Emancipatória da África. Disponível em: . Acessado em: <19/08/2016>.

GEERTZ. C. A Interpretação da Cultura. Rio de Janeiro: Guanabara Kogam, 1989.

GISÈLE OMINDEREWA. Direção: Clarice Ehlers Peixoto. Produção: Da terra produtos culturais. 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PowR8233dOA> acessado em: <05/04/2014>.

KOCHHANN, A.; MORAES. A. C. Aprendizagem Significativa na perspectiva de David Ausubel. Anápolis: UEG, 2014.

MOREIRA. A. M. ; MASINI. E. S. F. Aprendizagem Significativa: a teoria de Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982

MOREIRA. A. M.. Aprendizagem Significativa Critica. Disponível em <http://moreira.if.ufrgs.br/> Acessado em: <03/04/2018>.

____________. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Disponível em: <http://moreira.if.ufrgs.br/> Acessado em: 03/04/2018>.

MUNANGA. K. O povo negro. São Paulo: USP, 95/96.

NOGUERA. R. Ubuntu como modo de existir: Elementos gerais para uma ética afroperspectivista. Revista da ABPN. v. 3, n. 6. nov. 2011 – fev. 2012.

NOVAK, J. D.; CANÃS. J. A. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Disponível em: . Acessado em: <01/04/2018>.

PREVITALLI. I. M. Tradição oral e novas tecnologias no candomblé da metrópole. Revista Brasileira das Religiões. ANPUH, ano VII, n.20, Set. Disponível em: Acessado em: <04/04/2018>.

OLIVEIRA. A; ALMIRANTE. K. A. Aprendendo com o Axé: processos educativos no terreiro e o que as crianças pensam sobre ele e a escola. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/2175-8034.2014v16n1p139>. Acessado em: <01/03/2018>.

SANTOS. B. S. ; MENESES. M. P. Epistemologia do Sul. Coimbra: Edições Coimbra, 2009.

SOUZA. S. P. Educação Escolar Quilombola: as pedagogias quilombolas na construção curricular. Dissertação de Mestrado – UFBA, Faculdade de Educação, programa de Pós-graduação, Salvador, 2015.

TRINDADE. A. L. Valores Civilizatórios Afro-brasileiros para a Educação Infantil. Disponível em: <http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/Valores> Acessado em: <03/04/2018>.

VALLADO. A. Lei do Santo: poder e conflito no candomblé. Rio de Janeiro: Pallas, 2010.

VERGER. P. F. Orixás. Salvador: Currupio. 2002.

Downloads

Publicado

2018-06-02

Como Citar

ARAÚJO, E. M. de; GONZAGA, S. P. &lt;b&gt;AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS COMUNIDADES CANDOMBLECISTAS AFRO-BRASILEIRAS. Communitas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 120–137, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1831. Acesso em: 29 mar. 2024.