<b>O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Maria Carolina Pires de Andrade Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal Fluminense e Observatório da Laicidade da Educação http://orcid.org/0000-0002-4504-5793

Palavras-chave:

BNCC, Ensino Religioso, Laicidade

Resumo

O presente trabalho visa contribuir para a compreensão das disputas que permearam a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que concerne à inserção da disciplina Ensino Religioso (ER) na mesma. Para tal, buscou-se na história recente da educação brasileira os momentos nos quais, oficialmente ou não, conteúdos voltados a uma educação religiosa mais tangenciaram os currículos escolares. A partir de uma pesquisa de cunho documental calcada no método materialista histórico e dialético de investigação, indiciamos e discutimos que as correlações de forças travadas nos cenários sócio-históricos em que o ER ocupou maior espaço na pauta educacional estão comumente deslocadas em direção ao conservadorismo e que o contexto vigente não é uma exceção. Considerou-se que a introdução do ER na BNCC tem imbricações com a conjuntura atual e representa um retrocesso no que tange à concretização de uma educação pública laica e democrática

Biografia do Autor

Maria Carolina Pires de Andrade, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ). 

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal Fluminense e Observatório da Laicidade da Educação

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Integrante do Observatório da Laicidade da Educação.

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Publicado

2018-11-25

Como Citar

ANDRADE, M. C. P. de; BORBA, R. C. do N. &lt;b&gt;O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Communitas, [S. l.], v. 2, n. Esp, p. 121–139, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1772. Acesso em: 28 mar. 2024.