<b>LIBERDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE</b>

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Identidade, Educação.

Resumo

 LIBERDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

 Resumo: Este trabalho fala do papel da educação no debate acerca de gênero e diversidade sexual, refletindo sobre práticas discriminatórias que excluem a escola dessa discussão. A luta por direitos igualitários vem se massificando, pois parte da sociedade lida com uma histórica tradição preconceituosa, que se baseia no fato de não estarem adequados aos moldes hegemônicos das relações e por adotarem identidades sexuais que resistem à lógica da heteronormatividade. O artigo inicia falando sobre as relações entre gênero, sexualidade e identidade, refletindo acerca da construção da personalidade e abordando as evoluções dos conceitos inerentes à discussão. Problematiza ainda a produção de políticas públicas que trabalhem a garantia dos direitos civis e políticos dos grupos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT e faz ainda um apanhado sobre o papel da escola no diálogo e na transformação social. É importante que a comunidade acadêmica desenvolva mais estudos de gênero e sexualidade para a construção de mecanismos de linguagem que possam desfazer estruturas excludentes, causadas pelo discurso conservador vigente.

Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Identidade; Educação.

 

GENDER FREEDOM AND SEXUALITY: THE ROLE OF EDUCATION IN THE CONSTRUCTION OF IDENTITY

Abstract: This scientific work discusses the role of education in the debate about gender and sexual diversity, reflecting discriminatory practices that exclude the school from this discussion. The struggle for egalitarian rights is becoming more widespread, since part of the society deals with a historical prejudiced tradition, which is based on the fact that they are not adequate to the hegemonic patterns of relations and to adopt sexual identities that resist the logic of heteronormativity. The article begins by talking about the relations between gender, sexuality and identity, reflecting on the construction of the personality and approaching the evolutions of the concepts inherent in the discussion. He also questions the production of public policies that work to guarantee the civil and political rights of the lesbian, gay, bisexual, transvestite and transsexual groups – LGBT, as well as the role of the school in dialogue and social transformation. It is important that the academic community develop more studies of gender and sexuality for the construction of language mechanisms that can undo exclusive structures, caused by the current conservative discourse.

Key-words: Gender; Sexuality; Identity; Education.

 

LIBERTAD DE GÉNERO Y SEXUALIDAD: EL PAPEL DE LA EDUCACIÓN EN LA CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD

 Resumen: Este trabajo habla del papel de la educación en el debate sobre género y diversidad sexual, reflexionando sobre prácticas discriminatorias que excluyen la escuela de esa discusión. La lucha por derechos igualitarios se está masificando, pues parte de la sociedad lidia con una histórica tradición preconcebida, que se basa en el hecho de no estar adecuados a los moldes hegemónicos de las relaciones y por adoptar identidades sexuales que resisten a la lógica de la heteronormatividad. El artículo comienza hablando sobre las relaciones entre género, sexualidad e identidad, reflexionando acerca de la construcción de la personalidad y abordando las evoluciones de los conceptos inherentes a la discusión. En el caso de los grupos de lesbianas, gays, bisexuales, transexuales y transexuales – LGBT e incluso hace un recuento sobre el papel de la escuela en el diálogo y la transformación social. Es importante que la comunidad académica desarrolle más estudios de género y sexualidad para la construcción de mecanismos de lenguaje que puedan deshacer estructuras excluyentes, causadas por el discurso conservador vigente.

Palabras-clave: Género; Sexualidad; Identidad; Educación.

Biografia do Autor

Paulo Victor Poncio de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná (2015). Atualmente integra o quadro de Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal do Acre no cargo de Assistente em Administração, atuando nas áreas de assessoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência em gestão estratégica com foco na Administração Pública cujas ações se concentram, particularmente, na comunicação institucional e no direito para gerentes no Setor Público. Desenvolve estudos e pesquisas vinculadas às seguintes temáticas: Políticas públicas em educação, planejamento e avaliação educacional, métodos de gestão, gestão democrática, inclusão digital, ideologia de gênero, diversidade cultural, transversalidade e multiculturalismo.

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Publicado

2017-06-15

Como Citar

PONCIO DE OLIVEIRA, P. V. &lt;b&gt;LIBERDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE&lt;/b&gt;. Communitas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 233–246, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1212. Acesso em: 28 mar. 2024.

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